Sou como você me vê.

Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania... Depende de quando e como você me vê passar.

domingo, 14 de novembro de 2010

O que o futuro trará ?


Toda vez que um futurista faz uma previsão sobre o que vai acontecer, você sabe que ele (ela) está apenas a pedir sarilhos. Caso contrário, deveríamos ter carros voadores um tempo atrás, mas, curiosamente, sem internet. Nós teríamos a cura para todas as doenças, e não uma epidemia de obesidade.

Então, como podemos prever corretamente? Vou fazê-lo, mas trabalhando com um número de axiomas simples.

O nível da civilização é definida pelo logaritmo dos dados disponíveis. Há uma diferença significativa entre as tribos alfabetizados e analfabetos. Além disso, uma vez que você pode imprimir livros em vez de copiar à mão, e depois de ter livros no valor de cópia, você tem uma civilização superior mais potente. Computadores, e em particular a Internet irá resultar em mudanças que ainda não ver mesmo. Eles são muito jovens, tecnologias infantil.

Previsão:

*Disponibilização de informação / velocidade de transferência aumenta exponentally.

*Lei de Moore continue válida. Computação quântica provável.


*Direitos de autor e patentes, bem como outras formas de "propriedade intelectual" como nós os conhecemos, vão morrer / transformar para acomodar este aumento de velocidade. Pode muito bem morrer completamente.

 Estamos chegando a um ponto em que temos mais conhecimento que o bom senso. Nós temos o poder de realmente destruir a nós mesmos, mas temos ter a sabedoria para nos salvar? O próximo passo na evolução humana serão o tipo de pessoa que somos.

Eu por um momento dizer quantas armas que temos, ou asas, ou garras.Quero dizer algo mais interno. É uma questão do que agimos como, beneficiar de maior liberdade, ou quando pensamos que ninguém está olhando.

Previsão:

*Não espere por um momento que esse tipo de mudança vai ser popular. Isso irá requerer uma maior força moral, intelectual e profundidade, amplitude e liberdade.

*A civilização vai se dividir em dois segmentos que podem ser distinguidos pelos níveis de liberdade e responsabilidade pessoal. Um segmento vai lidar com problemas crescentes na sociedade, aumentando o poder gov. O outro segmento (e não esperar que seja a maioria) vai lidar com os problemas por se tornar pessoas melhores.

*Haverá uma grande quantidade de oposição, incluindo dependências, novas drogas, novas substâncias psicoativas. "Escapa" será popular como as pessoas lutam para lidar o ritmo crescente de mudanças e demandas pessoais.


3º Esta divisão vai resultar em uma mudança de fase para um nível completamente novo de civilização.

A mudança de fase pode ser representado por um modelo de Ising. (Se eu fosse mais evoluído que eu iria incluir o applet java me, mas você está lá!) Modelos de Ising são utilizados em mecânica estatística para descrever a forma como uma mudança de fase atos - como a mudança de gelo para a água, ou água em vapor.

Previsões:

*A partir desta temos que reunir haverá flutuações na sociedade, que irá aumentar em freqüência e intensidade à medida que o tempo passa. A taxa de mudança irá aumentar não linearmente até o infinito.

*Modas, modismos, movimentos sociais, atitudes, cultura, etc, serão em convulsão constante.

*O Singularity é um aspecto desta, mas sem uma mudança na condição espiritual da humanidade, ele será mais problema, e não menos.

Que futuro temos na loja! Como vamos estar prontos para isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário